Quer ter mais êxito nas redes sociais? Saiba por onde começar!

Já não é mais novidade para ninguém que as redes sociais é um elemento chave para o marketing digital em negócios de todas as áreas. Se a sua empresa ainda não tem presença digital ou está dando os primeiros passos nas redes sociais, esse post é perfeito para você!

Veja nossas dicas de como começar a sua estratégia e planejamento para alcançar resultados e ter sucesso nas redes sociais.

Comece por um estudo dos concorrentes e público-alvo
Você sabia que nem todas as redes sociais são indicadas para os negócios? É preciso que a marca esteja onde um potencial cliente está. Vamos a um exemplo: supomos que a sua marca tem como público-alvo adolescentes e jovens de até 18 anos. Uma das redes que mais está bombando nesse momento para essa faixa etária é o TikTok.

Porém, se o seu público são pessoas com mais de 50 anos, não adianta você criar um perfil nesta rede. Conseguiu entender a importância de saber quem é seu público-alvo para entender definir quais as redes que você irá trabalhar?

Outra forma de fazer isso é olhar para os seus concorrentes. Onde eles estão? Quais as redes que eles usam que resultam em mais engajamento? O que eles fazem que você pode usar como inspiração para fazer ou não fazer?

Crie os perfis nas redes escolhidas levando em consideração a identidade visual
Leve em consideração a sua identidade visual para criar os perfis nas diferentes redes sociais escolhidas. Faça bem-feita essa etapa, pois ela é muito importante para dar autoridade, credibilidade e seriedade para o seu perfil. Nem precisamos dizer que o perfil a ser criado deve ser “business”. Nada de criar contas pessoais.

Planejamento antes de qualquer postagem
O primeiro passo, junto com a criação dos perfis é sentar e planejar os objetivos, os assuntos abordados e os posts de cada rede. Um dos maiores erros das empresas, principalmente as que estão iniciando nesta jornada das redes sociais é criar um conteúdo e publicar de forma totalmente igual em todas as redes sociais.

Cada rede social converte de uma forma diferente e é necessário respeitar essa regra para ter sucesso. O instagram, por exemplo, é uma rede voltada a fotografia, ao visual. Já o YouTube, é sobre vídeos, com conteúdos mais completos, editados. Já o Facebook pode ser usado para promoção e relacionamento. Não estamos dizendo que o assunto não pode ser o mesmo. Ele pode. Entretanto, o formato de como você vai entregar esse conteúdo deve ser adequado com que as pessoas daquela rede esperam.

Quem não é visto, não é lembrado
Pior do que não ter presença nos meios digitais é ter perfis abandonados. Se a sua intenção não é continuar com as postagens e com a dedicação diária para manter as redes atualizadas e entregando conteúdo relevante e de qualidade, não é a hora de você criar os perfis para a sua empresa.

Para ser lembrado, você precisa ser visto. Isso significa que as suas postagens e estratégias digitais devem ser constantes, sempre pensadas, repensadas, medidas e melhoradas. Um bom planejamento de redes sociais exige tempo, conhecimento de consumidor e muito criatividade para chamar a atenção do público-alvo em questões de segundos, enquanto ele está “zapeando” na sua linha do tempo.

Se você sente que precisa de uma equipe especializada para iniciar esse primeiro passo no marketing digital e nas redes sociais da sua empresa, venha conhecer a nossa empresa e vamos juntos fazer o seu negócio decolar no mundo digital.

×