A importância de atrair o público certo para o seu site

Qualquer estratégia de marketing digital é focada em atrair o público certo. Parte da vantagem de fazer o marketing com a tecnologia como apoio é poder segmentar bem as estratégias, de modo a gastar dinheiro apenas com aqueles clientes que têm mais chance de fechar um negócio. Com isso em mente, entenda porque é tão importante atrair o público certo para o seu site.

O que é o público certo?
Primeiramente, é importante entender o que é o público certo? De maneira mais superficial, o público certo é aquele que mais tem chance de fechar compras ou serviços da sua empresa. Por exemplo, se você tem um e-commerce apenas de produtos femininos voltados para um público mais jovem, ou algo bem específico como isso, seu público ideal são as mulheres de uma certa faixa etária.

É importante garantir que o seu foco na comunicação é com quem tem mais chance de comprar os produtos da sua loja. Não adianta muito você atrair um público masculino ou de uma faixa etária diferente. Afinal, não existe o “match” entre necessidade do cliente e a solução que a sua empresa propõe. Por isso, a chance da visita ser proveitosa é muito pequena.

Atraindo o público mais qualificado
Além de existir um “match” primário entre problema e solução, é mais interessante que o público esteja interessado no seu produto mais específico. Este é o conceito de lead qualificado. Ou seja, é um cliente que tem o perfil de um comprador, mas que já está bem nutrido.

Voltando ao nosso exemplo, imagine que uma mulher da faixa etária ideal para o seu negócio esteja procurando um certo tipo de vestido. Ela já viu algumas lojas, e está comparando preços. Neste caso, não somente ela é o público ideal, mas ela é o público qualificado que está ainda mais próximo da compra, visto que o interesse pelo produto que você vende é alto, neste momento. Este é sempre o maior público que você quer atrair para seu site.

Por que é importante atrair o usuário certo?
Atrair o usuário é importante por conta de uma questão matemática. Faz mais sentido financeiro você gastar os seus esforços para atrair usuários que têm mais chance de fechar uma venda.

O exemplo foi usado em relação às vendas diretas, mas isso se aplica em qualquer site. Seja qual for o seu objetivo final, é gasto um certo recurso na sua construção. Se ele for uma plataforma de conteúdo, é preciso criá-lo, se ele for um portal de venda, existe o custo na divulgação dos produtos. De qualquer forma, é gasto dinheiro.

Portanto, para ter este retorno no investimento, é preciso que você atraia o público certo. Como dito acima, este público é o que tem a maior chance de fechar uma venda ou de ficar no site e aproveitar o conteúdo. Caso contrário, você está apenas jogando dinheiro fora.

Isso significa que é preciso usar bem as estratégias de marketing com anúncios segmentados, para garantir que você está falando apenas com o seu público certo, em vez de atuar às cegas e, potencialmente, jogar dinheiro fora. Felizmente, existem formas de fazer esta estratégia, para garantir que seu público é o ideal.

É fundamental seguir estas estratégias, afinal, ninguém quer jogar dinheiro fora.

Open chat
1
Olá!
Como podemos ajudar?