Inbound Marketing x Marketing de conteúdo: entenda suas diferenças

Inbound Marketing é o conjunto de técnicas de marketing usadas para atrair, converter e encantar clientes. É um conceito mais amplo do que Marketing de Conteúdo.

Conheça o Inbound Marketing
Ao invés de interromper o cliente, como acontece em estratégias de marketing convencional, o Inbound Marketing quer atraí-lo, por meio da oferta de conteúdo relevante. Isso significa que no Inbound Marketing, o produto ou serviço é atraído pelas pessoas certas, aquelas realmente interessadas.

No Inbound Marketing, o relacionamento entre empresa e cliente é duradouro. A comunicação é aberta, ou seja, há interação. Como consequência, há um maior engajamento do público-alvo.

O Inbound Marketing trabalha com dados. A partir da análise de informações, é possível atingir o público certo, criar um relacionamento mais próximo com os clientes, aumentar o poder de persuasão, encurtar o ciclo de vendas, diminuir os custos, aumentar o ticket médio e mensurar os resultados em tempo real.

Etapas do Inbound Marketing
O Inbound Marketing possui 4 etapas:

Atrair – é por meio de conteúdo relevante que uma empresa conseguirá atrair visitantes.

Converter – atrair pessoas tem como objetivo convertê-las em leads, que são os potenciais clientes.

Vender – após nutrir os leads com conteúdo, é hora de começar a fechar as vendas.

Encantar – essa fase está relacionada ao pós-venda. É preciso encantar o cliente, para que ele volte e divulgue a marca para terceiros.

Conheça o Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo está presente nas etapas do inbound, especialmente na fase de atração. A principal forma de cativar o cliente é apresentando conteúdo relevante. E esse é o papel do Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Conteúdo se vale da produção de conteúdo rico para gerar valor e atrair um público engajado, que passa a se identificar mais com a marca e, assim, gera mais negócios.

Para fazer Marketing de Conteúdo com qualidade, é importante seguir a metodologia do Inbound Marketing, ou seja, atrair o público e conquistar seguidores fiéis.

Benefícios do Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo traz muitas vantagens para as empresas que o adotam. Confira:

Aumenta o tráfego do site;

– Gera reconhecimento de marca;

– Amplia o engajamento com a marca;

– Educa o público;

– Acarreta vendas e

– Aumenta a geração de leads.

Etapas do Marketing de Conteúdo
Para que o marketing de conteúdo seja bem executado, é preciso seguir três etapas:

Planejamento

O planejamento é a chave para alcançar bons resultados. É preciso estabelecer objetivos, definir uma persona e traçar estratégias.

Execução

Feito o planejamento, é hora de colocar a mão na massa. Aqui você vai produzir conteúdo, isso inclui definir o melhor tamanho e formato, otimizar para os mecanismos de busca, tornar escaneável e revisar antes de publicar.

Mensuração

A mensuração tem a função de mostrar o que está funcionando ou não. É preciso analisar os dados e, a partir daí, traçar os caminhos a seguir.

Principais canais para produção de conteúdo
Blogs;

Redes sociais;

Plataformas de vídeos;

Ebooks;

E-mail.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo? Entre em contato conosco!

Open chat
1
Olá!
Como podemos ajudar?
Powered by